Sem título


Capital investido no negócio – ROI , ROCE e ROIC
As medidas ROI, ROCE e ROIC possuem pequenas diferenças de interpretação de acordo com os autores. Basicamente, apresentam o mesmo conceito: taxa de retorno sobre o capital investido (investimento) utilizado para a geração do resultado (lucro operacional). A avaliação dessas medidas é desenvolvida pela comparação com o custo total de capital alocado no investimento.
Muitas vezes adota-se o Retorno sobre o Investimento (ROI) como um conceito mais amplo, podendo ser empregado para expressar o retorno do investimento em um projeto ou nas operações da empresa. O Retorno sobre o Capital Aplicado (ROCE) é geralmente mais utilizado para exprimir a rentabilidade do total do capital aplicado no negócio de uma empresa.
Geralmente, usa-se a medida do Retorno sobre o Capital Investido (ROIC) quando se adotam alguns refinamentos, como o de considerar como investimento somente os ativos genuinamente operacionais, ou seja, aqueles diretamente relacionados com os negócios da empresa. No ROIC são excluídos todos os ativos classificados como “não-operacionais”, desvinculados dos negócios da empresa.
Apesar das diferenças atribuídas, essas medidas podem ser entendidas basicamente de acordo com o mesmo conceito.


fonte: Finanças corporativa e valor / Alexandre Assaf Neto - 5 ed. - São Paulo : Atlas, 2010.
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem