Principais papéis negociados no mercado de capitais 2

    2. Opções sobre ações

As opções sobre ações representam um direito de compra (ou venda) de ações a um preço previamente fixado e válido por um determinado período. As opções são negociadas em Bolsas de Valores por meio do pagamento de um prêmio, e o resultado da operação é calculado pela diferença entre o preço de mercado na data da realização da opção (compra ou venda) e o valor pago pelo prêmio.
Uma opção de compra garante ao titular o direito de adquirir no futuro um lote de ações a determinado preço. Denominado de preço de exercício, durante certo tempo. Se não for exercido o direito de compra no prazo estipulado na opção, o contrato caduca e o comprador (titular) perde o prêmio pago.
Uma opção de venda, ao contrário, garante a seu titular o direito de vender um lote de ações a um preço fixado durante certo intervalo de tempo.
Um investidor de uma opção de compra tem uma expectativa de valorização da ação no futuro. Como tem o preço de realização do papel previamente firmado, seu ganho será medido pela diferença encontrada entre o preço que a ação alcançar no mercado e seu preço de realização definido na opção.
Um investidor de uma opção de venda tem uma avaliação inversa. Como pagou um prêmio para ter os direitos de venda de um lote de ações no futuro a um preço previamente estabelecido, tem uma expectativa de comprar este papel no mercado a um preço mais baixo, realizando um ganho na operação.
Caso os investidores (titulares das opções de compra e venda) reavaliem suas expectativas de valorização das ações, eles podem, a qualquer momento, cancelar o negócio recebido, mediante a compra de uma opção de natureza inversa.


(fonte: Assaf Neto, Alexandre. Mercado Financeiro. 9. edição. São Paulo: Atlas, 2010)
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem