Estrutura do mercado financeiro


Mercado financeiro



Mercado
Financeiro


Mercado monetário
Mercado de crédito
Mercado Cambial
Mercado de capitais

Mercado Monetário
O mercado Monetário encontra-se estruturado visando ao controle da liquidez monetária da economia. Os papéis são negociados nesse mercado tendo como parâmetro de referência a taxa de juros, que se constitui em sua mais importante moeda de transação. Os papéis que lastreiam as operações do mercado monetário caracterizam-se pelos reduzidos prazos de resgate e alta liquidez.
O Comitê de Política Monetária (COPOM), vinculado ao Banco Central, tem por objetivo principal estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a taxa de juros meta a ser praticada pela autoridade monetária. A taxa de juros meta, que servirá de referência para o mercado financeiro, é definida no Brasil pela taxa Selic.

Mercado de Crédito
O mercado de crédito visa fundamentalmente suprir as necessidades de caixa de curto e médio prazos dos vários agentes econômicos, seja por meio da concessão de créditos às pessoas físicas, seja por empréstimos e financiamentos às empresas.
As operações desse mercado, dentro de uma política de especialização do Sistema Financeiro Nacional, são tipicamente realizadas por instituições financeiras bancárias (bancos comerciais e múltiplos). As atividades dos bancos, que visam principalmente reforçar o volume de captação de recursos, têm evoluído para um processo de diversificação de produtos financeiros e também na área de serviços prestados.

Mercado Cambial
O mercado cambial é o segmento financeiro em que ocorrem operações de compras e vendas de moedas internacionais conversíveis, ou seja, em que se verificam conversões de moeda nacional em estrangeiras e vice-versa. Esse mercado reúne todos os agentes econômicos que tenham motivos para realizar transações com o exterior, como operadores de comércio internacional, instituições financeiras, investidores e bancos centrais, que tenham necessidades de realizar exportações e importações, pagamentos de dividendos, juros e principal de dívidas, royalties e recebimentos de capitais e outros valores.
O Banco Central, de forma mais específica, atua nesse mercado cambial visando principalmente ao controle das reservas cambiais da economia e manter o valor da moeda nacional em relação a outras moedas internacionais.

Mercado de Capitais
O mercado de capitais assume papel dos mais relevantes no processo de desenvolvimento econômico. É o grande municiador de recursos permanentes para a economia, em virtude da ligação que efetua entre os que têm capacidade de poupança, ou seja, os investidores, e aqueles carentes de recursos de longo prazo, ou seja, que apresentam déficit de investimento.
Os principais papéis negociados no mercado de capitais são: ações, opções sobre ações, depositary receipts, Brazilian Depositary Receipts, debêntures, letras de câmbio, certificados/recibos de depósitos bancários, caderneta de poupança, letras hipotecárias, warrants e título conversível.
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem